Quanto vale uma idea?

Samira Jain

English. Many desktop publishing packages and web page editors now use Lorem Ipsum as their default model text, and a search for ‘lorem ipsum’ will uncover many web sites still in their infancy. 

Tags


Uma ideia não vale absolutamente nada. Literalmente. Nenhum real será pago por qualquer ideia sua enquanto ela não sair de sua cabeça.

Uma ideia, para começar a ter algum valor, deve primeiro começar a existir no mundo real e o primeiro passo passo para isso é desabita-la de sua mente.

Muitas pessoas passam anos, décadas e as vezes uma vida inteira escondendo suas ideias porque acreditam que elas valem muito e que por isso alguém vai copiar.

Uma ideia não é como um pepita de ouro que já esta pronta na natureza aguardando ser descoberta por alguém e que todos reconhecem o seu valor apenas olhando para ela. As idéias precisam ser desenvolvidas para valerem algo e são exclusivamente uma propriedade da mente humana. Elas podem literalmente criar dinheiro do nada.

As idéias mais brilhantes são encontradas entre uma infinidade de idéias. Não limite seu brainstorming. Suas primeiras idéias serão realmente óbvias, portanto, coloque-as no papel primeiro para dar espaço para que suas idéias mais interessantes fluam. Não pare até encontrar o maior número possível, mesmo que você ache que tem “a resposta”.

Ideias estão por toda parte. Você as tem todos os dias. E embora não haja más idéias, algumas são melhores que outras. Ideação requer prática. Seu cérebro é como um músculo que se torna realmente bom em fazer as coisas que são feitas repetidas vezes, mas precisa se esticar e se fortalecer de novas formas para fazer coisas novas.

Ideação é a prática de desenvolver novas idéias e coloca-las em ação.

Para resolver problemas de maneiras novas e competitivas, precisamos de algumas idéias brilhantes. Como temos idéias brilhantes? Inclinando-se no absurdo.

Obviamente, ainda não existem aeroportos na Lua. No entanto, apenas criar essa idéia ou compartilhá-la com outras pessoas provavelmente provocará um novo pensamento. Avisos como “… na lua” acionam automaticamente idéias não óbvias. E é assim que você chega a algo que ninguém mais fez ainda.

A Curva das Ideias

Ao longo do tempo, as idéias flutuam e fluem. Eles começarão como chatas e passarão do absurdo ao brilhante. Quanto mais absurda a ideia, maior a probabilidade de gerar uma idéia brilhante. Portanto, quando a identificação ficar obsoleta ou difícil, tente um insight estranho ou bobo.

Da próxima vez que você estiver preso em uma série de idéias obsoletas, crie um insight tolo para iniciar seu brainstorming. Tente pensar no problema de seus clientes em um contexto diferente, como “sem tecnologia moderna” ou “no ano 3020”.

O valor de uma ideia depende do seu empreendimento. Existem muitos exemplos de ideias muito boas que não conseguiram gerar muita riqueza em detrimento de ideias não tão boas que geraram verdadeiras fortunas por causa da forma como seus empreendedores agiram.

Para transformar suas ideias em valor você deve coloca-las em ação. Se não, nunca ganhará nem ao menos um centavo com ela. E a forma como você empreende defini a quantidade de riqueza que suas ideias podem gerar.

Quer desenvolver sua habilidade de gerar ideias e a melhor forma de empreende-las?

Participe do Treinamento World Innovators (WI).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *